O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) e o Sebrae Alagoas estão em missão técnica em Mato Grosso do Sul, desde a última segunda-feira (21). Serão três dias conhecendo o funcionamento do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) de forma consorciada no estado e que ajudará na execução da implantação do Serviço via Consórcio, para os municípios do Agreste de Alagoas.

A missão técnica foi viabilizada e tem o apoio do presidente do Consórcio, Marlan Ferreira. O superintendente Júnior Mota e o coordenador do SIM/Conagreste, Antônio Jatubá, integram a comitiva, junto com secretário de Agricultura de Igaci, Tarcísio Ferro, representando os municípios consorciados.

Junto com o Sebrae/AL, eles visitaram o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (Cointa), cuja a sede fica localizada em Coxim, no MS, e é um consórcio público que já oferece o SIM de forma consorciada aos seus municípios integrantes.

A equipe do COINTA apresentou detalhes sobre a implantação e funcionamento do Serviço e levou toda a comitiva para visitar estabelecimentos que já possuem o selo, via consórcio, e estão comercializando seus produtos devidamente regularizados.

Nossa comitiva também conheceu empreendimentos de sucesso com o SIM consorciado, no município de São Gabriel do Oeste, e que, por se adequarem aos padrões sanitários exigidos, já conseguiram também o selo SISB (do Sistema Brasileiro de Inspeção).

“Seguimos buscando conhecimento, base e exemplos para oferecer o melhor aos nossos consorciados. Essa missão técnica é muito importante para agregar valor na implantação do SiM/Conagreste. Vamos levar muita informação e soluções para discutir junto aos nossos municípios e proporcionar crescimento, autonomia e oportunidade aos produtores rurais”, disse o coordenador do SIM/ Conagreste, Antônio Jatubá.

A missão técnica vai até o dia 25 de março (próxima sexta-feira) e, além do Conagreste, outros seis consórcios públicos de Alagoas também participam.