Quatro dos 21 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) serão beneficiados com as ações do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae Alagoas, edição 2022. A solenidade de lançamento aconteceu no auditório da instituição em Maceió, nessa segunda-feira (7).

Os municípios consorciados que aderiram ao programa foram: Limoeiro de Anadia, Quebrangulo, Girau do Ponciano e Palmeira dos Índios.

O presidente do Conagreste e prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira; o prefeito de Quebrangulo, Marcel Lima; o de Palmeira dos índios, Júlio Cezar; e um representante de Girau do Ponciano, participaram do evento e assinaram o termo de cooperação. Gestores e secretários de outros 21 municípios alagoanos que irão participar do programa também estavam presentes. Todos receberam o plano de ação.

As ações do Cidade Empreendedora visam ao desenvolvimento do ambiente empresarial para os pequenos negócios por meio de políticas públicas específicas. Dentre os objetivos do programa estão: a inserção dos pequenos negócios na agenda municipal; a ampliação da participação dos pequenos negócios nas compras do governo; o apoio ao ingresso da agricultura familiar na merenda escolar; a simplificação dos trâmites de abertura, alteração e baixa em empresas; a qualificação das Salas do Empreendedor.

Em cada edição do programa, o Sebrae Alagoas realiza o Game, entre as prefeituras dos municípios participantes que melhor pontuarem em ações. Na edição de 2021, nosso consorciado Palmeira dos Índios ficou em terceiro lugar, atrás apenas de Maceió e Santana do Ipanema.

“Em 2022, o Sebrae vai trabalhar com 21 municípios alagoanos. O Cidade Empreendedora aproxima a instituição desses municípios, ofertando capacitações, consultorias, cursos etc. Identificando as demandas desses municípios, seja para as pequenas empresas, seja para o próprio município em prol das pequenas empresas”, ressaltou a consultora do Sebrae, Camila Nascimento.