O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) iniciou, nesta terça-feira (15), uma sequência de visitas aos municípios consorciados que aderiram ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) via consórcio. A ação é realizada em parceria com o Sebrae Alagoas e o primeiro município visitado foi Limoeiro de Anadia.

O advogado do Conagreste, Antônio Jatubá, a chefe de gabinete, Graça Lisboa; as consultoras do Sebrae/AL, Camila Nascimento, Seone Araújo; e a médica veterinária e especialista no SIIM, Inês Castro, foram recebidos pelo secretário de Agricultura de Limoeiro de Anadia, Zezinho Erotides.

O encontro aconteceu no plenário da Câmara Municipal da cidade e reuniu técnicos do setor de Agricultura e Agronomia, nutricionistas, veterinários e integrantes de cooperativas locais. Foram discutidos os detalhes necessários para estrutura, adesão e serviços que serão oferecidos e realizados pelo Conagreste com a implantação do SIM.

Em sua fala, Antônio Jatubá, ressaltou aos presentes que a adesão ao Selo de Inspeção Municipal trará a certificação de boas condições sanitárias dos produtos de origem animal para os produtores rurais do município, além de proporcionar a valorização dos produtos da agricultura familiar.

A médica veterinária e especialista no SIM, Inês Castro, esclareceu as dúvidas e respondeu aos questionamentos. Ela explicou que com o Selo, os agricultores irão garantir um melhor valor de venda dos alimentos e conseguirão expandir as vendas para outros municípios consorciados ao Conagreste.

Em nome do Sebrae/AL, Camila Nascimento e Seone Araújo reforçaram a parceria com o Consórcio e com os pequenos produtores oferecendo soluções e apoio para que eles se adequem as medidas exigidas pelo SIM.

Vale ressaltar que o selo também é uma exigência para garantir participação dos pequenos produtores rurais em programas como o Programa do Leite (PAA Leite) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

“Vamos caminhar de mãos dadas com os pequenos produtores dos municípios. O Conagreste e o Sebare/AL estarão à disposição para que eles deem esse passo tão importante, que valoriza a produção, gerando desenvolvimento e inúmeros benéficos, entre eles, a circulação dos alimentos certificados entre os municípios, agregando valor e qualidade na hora da venda”, destacou a chefe de gabinete do Consórcio, Graça Lisboa.

Ao todo, 13 municípios serão visitados para discutir os detalhes e ações necessárias para a realização do cadastro dos produtores e conclusão implantação do SIM de forma consorciada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campo Alegre Coite do Noia Viçosa Maragogi Taquarana Craibas Limoeiro de Anadia Minador do Negrão Porto Real do Colégio Belém Campo Grande Estrela de Alagoas Feira Grande Olho D’Água Grande Lagoa da Canoa Maribondo Palmeira dos Indios São Sebastião Tanque D’Arca Traipu
Skip to content