O presidente do Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste), Marlan Ferreira, participou na manhã desta segunda-feira (20), de Assembleia Geral para fundação da Federação de Consórcios Públicos de Alagoas (FEC/AL). Além de Marlan Ferreira, outros 8 presidentes de consórcios públicos do estado participaram do evento.

A reunião, aprovou, por unanimidade, o Estatuto da FECALAGOAS, e elegeu sua diretoria, na qual o presidente do Conagreste e prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, foi aclamado presidente da Federação.

Integrantes dos outros oito consórcios também integram a diretoria da FEC/AL.

O prefeito de Major Izidoro e representante Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres), da região leiteira de Alagoas, Theobaldo Cintra, que foi escolhido como vice-presidente institucional; o prefeito de Dois Riachos e representante do Consórcio para Desenvolvimento da Região do Ipanema (Condri), Ramon Camilo, foi escolhido vice-presidente administrativo; o prefeito de Coruripe e presidente do Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas (Conisul), Marcelo Beltrão, é o vice-presidente financeiro;

Já o prefeito de Carneiros e representante do Consórcio Público para Gestão da Energia Elétrica e Serviços Públicos (Cigip), Geraldo Filho, e o prefeito de Água Branca, e representante do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Sertão de Alagoas (Crerssal), José Carlos de Carvalho, foram eleitos como primeiro e segundo suplentes, respectivamente.

A FECALAGOAS tem como objetivo principal buscar o fortalecimento dos consórcios públicos com padronização de entendimento, que gerem instrumentos e facilitem os procedimentos administrativos, aproximando os consórcios das esferas governamentais estadual e da União.

Outro benefício da Federação é o acompanhamento das frentes parlamentar de Consórcios Públicos, na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE/AL) e no Congresso Nacional.

Além do Conagreste, integram a FECALAGOAS os seguintes consórcios públicos alagoanos:

Condri- Consórcio para Desenvolvimento da Região do Ipanema;

Crerssal- Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Sertão de Alagoas (Crerssal);

Cigres- Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos;

Conisul- Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas (Conisul);

Conorte- Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Norte de Alagoas;

Corszam- Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas;

CRMM- Consórcio da Região Metropolitana de Maceió

A reunião aconteceu na sede da Associação dos Municípios Alaganos (AMA), em Maceió, e foi presidida pelo presidente do Condri e prefeito de Dois Riachos, Ramon Camilo, e secretariada pelo superintendente do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Sertão de Alagoas (Crerssal) Eraldo Nunes.

“É uma honra ter sido eleito para presidir a Federação. Considero muito importante a criação dela para a união, realizações e desenvolvimento dos consórcios públicos, que consequentemente beneficiam os municípios e toda a população. Vamos trabalhar juntos para ampliar e reforçar nossas demandas em saúde, educação, meio ambiente, entre tantas outras, e buscá-las junto aos parlamentares e governo federal”, pontuou o presidente eleito, Marlan Ferreira.

A representante da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente em Alagoas (ANAMMA), Jéssica Cavalcante participou da assembleia de forma virtual, assim como o presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos, Victor Borges. Representantes e técnicos de gestões municipais e consórcios alagoanos também acompanharam o encontro.