O vice-presidente do Conbasf – Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano, Flávio Dias, visitou o Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste), nesta quarta-feira, 1º de setembro, e foi recebido pelo presidente Marlan Ferreira, e toda a equipe técnica da entidade.

Flávio Dias, que também é prefeito do município de Telha, no interior de Sergipe, veio se inteirar sobre a estrutura física e operacional do Conagreste, no que diz respeito à Central de Resíduos Sólidos (CTR), localizada em Craíbas, e à Estação de Transbordo, localizada em Girau do Ponciano.

O presidente do Conagreste e a equipe do consórcio realizaram uma apresentação com dados, fotos e esclarecimentos técnicos, operacionais, de manutenção, ambientais, jurídicos e contábeis, referentes à CTR e à estação de transbordo.

“O intuito da minha visita é trocar essa experiência para que a gente possa tocar o que o Conagreste vem tocando aqui. O estado de Sergipe tem como objetivo encerrar 100% dos lixões.  O Conbasf já iniciou isso, temos estações de transbordo, mas pelo que a gente observou aqui, no estado de Alagoas, já está em um estágio bem mais profissional, digamos assim, bem mais avançado. A gente veio para trazer a experiência de lá e juntar com a experiência de vocês aqui, para que tenhamos o mesmo sucesso que o Conagreste está tendo aqui em Alagoas”, disse o presidente do Conbasf, Flavio Dias.

Além do presidente, Marlan Ferreira, o superintendente do Conagreste, Júnior Mota; o engenheiro ambiental, Fabrício Lima, a advogada Brigida Alencar; a chefe de gabinete, Graça Lisboa; a contadora, Cida Padilha; participaram do encontro, que contou com a presença do superintendente do Crerssal – Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Sertão Alagoano- Eraldo Nunes.

“É muito gratificante para o Conagreste receber a visita do Conbasf, um consórcio de outro estado que nos traz sua experiência e conhece a nossa. Essa troca é muito importante para ambos os consórcios e para os municípios envolvidos, pois forma uma união de forças e comprometimento para que possamos ter resultados ainda mais promissores”, destacou o presidente do Conagreste, Marlan Ferreira.

No final do encontro, a equipe do Conagreste convidou Flávio Dias para conhecer pessoalmente a CTR e a Estação de Transbordo, o que deve ocorrer em uma nova visita do gestor sergipano ao Consórcio.