Em recente visita a Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas, o Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste), representado pelo superintendente, Júnior Mota, e pela chefe de gabinete, Graça Lisboa, foram recebidos pela secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município, Anna Luísa França, que apresentou a sede da pasta e seus projetos à equipe do Consórcio.

A secretaria levou os representantes do Conagreste para conhecer e verificar o funcionamento e instalações dos Pontos de Entregas Voluntárias (PEV) de resíduos, doados pelos Consórcio. Um dos aparelhos está fixado na Praça Humberto Mendes, conhecida como Praça do Skate, no Centro da cidade.

A equipe do Conagreste também foi até o local onde funciona a sede da Associação de Catadores de Material Recicláveis, na zona rural de Palmeira dos Índios, onde a secretária também apresentou a presidente da Associação, Edineide Agra.

A secretária Anna Luísa, mostrou as instalações e explicou que as atividades dos catadores, ainda acontece de forma improvisada, mas destacou que melhorias estão sendo providenciadas para o local.

Segundo a secretária, um galpão e toda a estrutura necessária para melhorar e adaptar de forma produtiva as atividades dos catadores de recicláveis do município já tiveram os recursos aprovados e, em breve as obras serão iniciadas.

Anna Luísa disse que esperar contar com o apoio do Conagreste para auxiliar na possível aquisição de equipamentos e mostrou os carrinhos de mão usados pelos catadores para transportar os materiais recicláveis, que foram doados pelo Consórcio.

“Vamos discutir o assunto com nosso presidente, Marlan Ferreira, e com nossa equipe técnica, e vermos um projeto possível para apresentar aos prefeitos consorciados, que viabilize melhores condições de trabalho para os catadores de recicláveis e facilite tanto, para os trabalhadores quanto para os gestores, a execução dos serviços”, disse o superintendente do Conagreste, Júnior Mota.

No final da visita, foi realizado o sorteio dos brindes, cedidos pelo Conagreste para os catadores de recicláveis, e a equipe do Consórcio foi convidada para um café junino na sede da secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município.