O superintendente do Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste), Júnior Mota, participou nesta segunda-feira (14), de uma reunião com os superintendentes de outros quatro consórcios públicos de Alagoas, para discutir a criação de uma federação para as entidades.

O encontro aconteceu em Maceió e, além do superintendente do Conagreste, também participaram, o presidente do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul), e secretário estadual de Turismo, Marcius Beltrão; o superintendente do Consórcio Regional dos Resíduos Sólidos do Sertão de Alagoas (Crerssal), Eraldo Nunes; o superintendente do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos da Zona da Mata Alagoana (Corszam); e o superintendente do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres), José Roberto Freitas Júnior.

A pauta principal da reunião foi a criação de uma federação estadual de consórcios públicos, visando uma maior interação entre os consórcios e suas ações em Alagoas, atuando com políticas públicas em seguimentos como: Saúde, Meio Ambiente, Saneamento Básico, Educação, Turismo, Agricultura, entre outras atividades.

A advogada do Conagreste, Brígida Alencar também acompanhou o encontro, esclarecendo pontos e implicações jurídicas.

A formalização dessa federação deverá ocorrer em outra reunião, ainda a ser definida pelos superintendentes dos consórcios públicos presentes.