Com nova gestão e proposta de atuação, o Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste (Conagreste) anunciou mudanças na estrutura e nome da entidade, que passa agora a se chamar Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano, mantendo a mesma sigla. As mudanças foram anunciadas pelo presidente do Conagreste e prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, que tem como vice-presidente o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar.

O novo comando do Consórcio, que reúne 20 municípios alagoanos, tomou posse em fevereiro deste ano, para o biênio 2021-2022. Na ocasião foi igualmente empossada toda a diretoria executiva.

Inicialmente voltado, de forma restrita, para assuntos referentes ao tratamento de resíduos sólidos no território dos municípios associados, o Conagreste, a partir de agora, se destina também a ampliar as ações de desenvolvimento, captação de recursos financeiros para investimentos, criação de parcerias institucionais, entre outras atribuições, como a compra de produtos e equipamentos, agindo conforme o interesse mútuo dos municípios.

“O Conagreste está indo para a terceira gestão e com uma nova finalidade, ele passou a ser um consórcio mais amplo. Não será apenas de resíduos, mas será um consórcio que vai atender a demanda de todos os municípios consorciados e conveniados. Temos desde pavimentação, até a compra de equipamentos. Então o consórcio a partir de 2021 tem essa nova finalidade”, destacou o presidente Marlan Ferreira.

Outra novidade é o retorno de Arapiraca como consorciado, após ter deixado o Conagreste por três anos.

Segundo o superintendente da entidade, Júnior Mota, o aumento das ações exigiu do Consórcio uma ampliação, também, de sua estrutura física. “Em virtude das ações acrescentadas ao Conagreste, iniciamos uma ampliação da estrutura física do próprio Consórcio, para que o mesmo possa ter uma estrutura de trabalho que possa atender a grande demanda que irá oferecer a partir de agora”, explicou.

A sede do Conagreste, localizada no Empresarial Itapuã, na Avenida Ceci Cunha, bairro Itapuã, em Arapiraca, ganhou uma sala de reunião e novas salas administrativas e reuniu, na quarta-feira (17), lideranças municipais para discutir ações e soluções para o desenvolvimento de setores das cidades conveniadas. Além do presidente e do superintendente do Conagreste, participaram da reunião, os prefeitos de Taquarana, Geraldo Cícero, e Quebrangulo, Marcelo Lima. Também estiveram presentes no encontro um representante do município de Maribondo.

“Vamos ter uma integração maior, com os prefeitos consorciados e também com os que vão aderir ao Consórcio como conveniados. Vamos ter um trabalho de troca de experiências com esses gestores municipais, o que é fundamental, visto que vamos ter um contato mais constante, passando de uma estrutura que tinha uma única demanda, para várias”, celebrou o presidente do Conagreste, Marlan Ferreira.